Recursos Humanos do Governo de Rondônia são capacitados para atuar no atendimento a servidores em processo de aposentadoria

A proximidade da aposentadoria pode gerar alegria, ansiedade ou tristeza. A forma como o novo desafio será encarado vai depender de como o trabalhador foi preparado ao longo da vida para este momento, que, em geral, é um recomeço.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado, com uma proposta para amenizar o stress causado pela chegada da aposentadoria, reuniu servidores de Recursos Humanos de alguns órgãos do Poder Executivo para palestras e oficinas na quarta e quinta-feira (30 e 31/03), a fim de capacitá-los para atuarem juntos aos servidores que estão percorrendo o caminho para a aposentadoria, orientando quanto a documentação necessária, bem como oferecendo amparo social para um momento tão importante na vida profissional do servidor.

Planejamento Estratégico da Aposentadoria foi o tema da oficina desenvolvido pela assistente social do Tribunal de Justiça, Daniele Pacher, enquanto a diretora da Previdência do Instituto, Universa Lagos, fez uma abordagem sobre a instrução dos processos de aposentadoria, esclarecendo uma série de dúvidas do dia a dia dos servidores.

A concessão de benefícios previdenciários, como pensão, aposentadoria, auxílio reclusão e salário família foram abordados pelo procurador geral do Iperon, Thiago Alencar na manhã de quinta-feira (31/03). Seguida da oficina sobre Qualidade de Vida, ministrada pela fisioterapeuta Simone de Oliveira, do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).

Publicado em Notícias.