Limite de crédito consignado em folha de pagamento aumenta para 35%

13/07/2015 – 18h12min – Atualizado em 13/07/2015 – 18h12min

 

A Medida Provisória que aumenta de 30% para 35% o limite do desconto do crédito consignado em folha de pagamento foi publicada nessa segunda-feira (13) no Diário Oficial. O novo limite de renda é válido para empregados regidos pela CLT, aposentados, pensionistas e servidores públicos. A MP determina que os 5% a mais liberados são reservados exclusivamente para pagamento de despesas com cartão de crédito.

Flávio Augusto CorrêaO economista Flávio Augusto Corrêa vê a medida como positiva. Mas, alerta: tem que haver cautela na hora de fazer um novo empréstimo.

Quase metade da renda das famílias brasileiras está comprometida com dívidas, segundo dados divulgados recentemente pelo Banco Central.

A fisioterapeuta Renata Teles acabou de fazer um empréstimo consignado para comprar uma casa em Brasília. Ela acredita que o novo crédito pode ser um alívio para quem está no vermelho.

O desconto vai poder incidir sobre verbas rescisórias, se estiver previsto no contrato. A MP também prevê que o servidor pode tomar o empréstimo para terceiros.

Em maio deste ano, a presidenta Dilma Rousseff vetou a lei que aumentava o limite de crédito consignado de 30% para 40% da renda.

Tudorondonia.com.br – Kariane Costa 

Veja também:

Especialistas recomendam cautela com ampliação de limite do crédito consignado

http://www.tudorondonia.com.br/noticias/especialistas-recomendam-cautela-com-ampliacao-de-limite-do-credito-consignado,53555.shtml

 

Publicado em Informativos, Notícias.